Seguidores

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cuidados com as unhas

Quando o assunto é beleza, são poucos aqueles que pensam nas unhas. Elas também precisam de cuidados especiais para estarem sempre bonitas e saudáveis. Fique atento a esses detalhes e veja o que fazer para manter suas unhas com um bom visual.
No caso das mulheres, é extremamente importante não deixar as unhas com esmalte por mais de 5 dias. Com relação a cutícula, somente o excesso deve ser retirado, já que ela possui papel importante na manutenção e proteção das unhas. Tome cuidado na hora de lixa-las para não deixar pontiagudas.
O excesso de esmalte também pode prejudicar, além disso passe um óleo secante logo após a aplicação ou mergulhe os dedos em um recipiente com água gelada. Tenha uma alimentação rica em vitaminas e demais nutrientes e evite ficar roendo as unhas.



Não é novidade alguma que o nosso corpo encontra formas de falar, quando algo não está funcionando bem no organismo, podemos constatar indícios que revelam isso. As unhas atuam nesse sentido, adotando um aspecto fora do normal diante da falta de nutrientes.

As unhas são formadas pela queratina, um componente fundamental para a proteção do organismo. Elas costumam ter um crescimento de 3 centímetros por mês e sua força varia de acordo com as condições de saúde da pessoa e dos cuidados.

É comum os médicos avaliarem as condições das mãos do seu paciente, qualquer tipo de alterações nas unhas pode indicar problemas graves, como insuficiência renal, inflamações no coração e cirrose hepática. Confira a seguir as modificações que aparecem nas unhas e o que eles significam.

- Manchas amarelas: uso excessivo de remédios e também indicam o organismo de um fumante
- Manchas esverdeadas: bactérias
- Manchas brancas: Carência de vitaminas como zinco, cálcio e proteínas
- Manchas roxas: micoses, doenças cardíacas ou tumores
- Ondulações: doenças pulmonares
- Metade branca e a outra avermelhada: problema renal

Nenhum comentário: